%%%

Notícias Contábeis


Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino completa 10 anos nesta terça (19)

19/11/2024

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

No sul do país, a jovem empreendedora gaúcha de 28 anos Diovanna Alves comanda um pequeno negócio de acessórios criativos e autorais. Com apoio do Sebrae, ela será uma das 300 expositoras do Delas Summit, maior evento de empreendedorismo feminino do Brasil, que acontece nos dias 21 e 22 de novembro, em Florianópolis (SC).

“Para mim, o maior desafio é ser ‘eu-empreendedora’”, confessa. “Acredito que seja também o de muitas mulheres que empreendem. Tenho que equilibrar muitos pratinhos da vida para conseguir dar conta de tudo e entregar o meu melhor como marca”, ressalta.

Diovanna conta que seu maior sonho como empreendedora é contratar mais pessoas para trabalhar com ela. “Quero crescer o suficiente para montar uma equipe legal de mulheres potentes e dar uma primeira oportunidade para aquelas que estão começando o mercado de trabalho”, compartilha.

A história da empresária gaúcha se soma a de outras tantas mulheres empreendedoras, que representaram 54,6% dos 47,7 milhões de brasileiros com intenção de empreender no Brasil até 2026, segundo dados da principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo – a Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

Além de mais feminino, o estudo aponta para um país com maioria de empreendedores e empreendedoras jovens, com até 34 anos e de, predominantemente, pessoas pretas e pardas. A pesquisa GEM é realizada anualmente há 24 anos e conduzida no Brasil pela Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe), em parceria com o Sebrae.

Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

A gerente de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão do Sebrae Nacional, Geórgia Nunes, destaca que, nos últimos anos, as mulheres têm se inserido cada vez mais no universo empreendedor.

Um terço dos empreendedores no Brasil são mulheres, com a maioria delas atuando em Serviços.

Geórgia Nunes, gerente de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão do Sebrae Nacional

Segundo ela, o empreendedorismo feminino é uma poderosa ferramenta de inclusão e desenvolvimento socioeconômico, gerando emprego e renda e movimentando a economia. Para incentivar a participação de mulheres na liderança de negócios, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, que comemora dez anos nesta terça-feira (19).

Delas Summit 2024

A segunda edição do Delas Summit já tem mais de 22 mil pessoas inscritas para a programação dos dois dias do evento em Florianópolis (SC). “É um evento completo, inspirador e obrigatório para aquelas que já empreendem, mas principalmente para as que querem começar a realizar o sonho de ter seu próprio negócio!”, enfatiza a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho.

“É o momento ideal para gerar conexões, fortalecer a rede de relacionamento, adquirir muito conhecimento e ampliar as oportunidades de negócios. Trazemos para esse evento tudo o que o Sebrae tem de melhor para impulsionar o empreendedorismo feminino”, completa.


Fonte: Agência Sebrae